Na primeira edição virtual do Tá na Área, o Jeito de Ser deu “tilte”. Resolvemos saber um pouco mais do lado B de uma professora que, quando não está dando aula para o Ensino Médio, lendo algum clássico da Literatura ou escrevendo artigos e teses do seu mestrado, domina uma pista de dança e arrasa nas pick-ups. Com vocês, a DJ Ana Cristina:
Tudo começou nas suas festinhas de aniversário, ainda adolescente. Ana começou a gravar em fitas K7 (boiou? vai pro fim do post) suas seleções preferidas e deixava o som rolando. O resultado foram muitos pedidos para que ela também ficasse responsável pela sonorização das festas de todos os amigos “Eu comecei a aceitar os convites e vi que levava jeito, pois conseguia animar a festa pela ordem certa de colocar as músicas”, conta ela. A única parte chata era perder o resto da festa. “Eu acabava não participando do que rolava nos bastidores (risos), mas comecei a ver que era eu tinha feeling pra coisa”.
A época da facul chegou, e Ana continuou animando as festas dos amigos. Começaram os questionamentos de quando a coisa ia se tornar profissional, mas ela sempre fez questão de fazer da prática uma diversão “Sempre quis que fosse um hobby, nada de obrigação”, conta ela. Até que um dia, uma amiga de Ana que tinha um círculo de amigos mais “importante”, chamou ela pra tocar com equipamento profissional. Resultado: dos outros dois DJ’s da festa, Ana foi eleita a preferida pelo cineasta Jorge Furtado. “Nossa, quando me falaram que ele tinha gostado do meu som, fiquei me achando”, diverte-se.
Hoje a mesa de mixagem e os amplificadores estão no depósito da sua mãe. “Não tenho muito tempo mais pra tocar...e também pra pesquisar sobre as tendências, e DJ tem que estar sempre antenado no que a galera tá curtindo”, diz ela. Mas quem sabe depois dessa matéria, ela não se anima a voltar aos velhos tempos, heim? Vamos torcer...
Fita K7, o que é isso?
Bem antes do MP3 e do Ipod a vida não era tão fácil pra quem queria escutar música. A galera tinha que se virar em casa com o vinil ou com as fitinhas cassete, ou compact cassete, lançadas oficialmente em 1963 pela Philips. Até que o CD desse o ar da graça no final dos anos 80, essa parafernália com dois carretéis de fita magnética dentro de uma caixa plástica tinha um mecanismo todo especial, que permitia a gravação e reprodução de som em qualquer ponto da fita, sem que ela fosse rebobinada...o que era uma verdadeira revolução na época. Difícil imaginar né?
Confira Set List da DJ ANA
1. Buffalo Soldier - Bossa n'Marley
2. Start me up/ Brown Sugar - Bossa n'Marley
3. Autor desconhecido
4. Autor Desconhecido
5. Hoje é dia de festa - Elza Soares
6. Kátia Flávia, A Godiva do Irajá - Fernanda Abreu
7. Puro Êxtase - Barão Vermelho
8. Xereta - Buchecha
9. Rainha do Funk
10. Se ela dança, eu danço
11. Ela vai passar - Papas da Língua
12. Tô nem aí - Luka
13. I will survive - Gloria Gaynor
14. Believe - Cher

0 comentários:
Postar um comentário
Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.